O que é tipografia?


É imprescindível, ao falar de xilogravura e literatura de cordel, fazer menção também à tipografia. No contexto de Juazeiro do Norte o termo é aplicado em dois sentidos: tanto refere-se ao local onde funciona um parque gráfico, como a técnica de impressão a partir de tipos móveis.

A gravura em madeira de certa forma provocou o surgimento da tipografia. Lançando mão do mesmo processo da xilogravura foram criados os ''tipos'', ou seja, letras entalhadas na madeira que dispostas lado a lado possibilitaram a composição de textos e após a impressão sobre papel, sua reutilização.

Muito embora haja indícios que os chineses tenham sido os inventores da tipografia (bem como da xilogravura) foi Johannes Gutenberg (1400-1467) um ourives de ofício, que sistematizou a tipografia na Alemanha por volta do ano de 1450. Gutemberg aperfeiçoou a técnica chinesa e criou a prensa para realizar as cópias.

Johannes Gutenberg
(1400-1497)

Assim, também é denominada ''tipografia'' a casa onde é realizada a atividade de composição e impressão de textos tipográficos. A história da tipografia na Região do Cariri é antiga, sendo o jornal ''O Araripe'', que circulou de 1855 a 1865 na cidade do Crato, uma importante referência neste sentido, posteriormente em Juazeiro do Norte o jornal ''O Rebate'' foi editado e impresso em tipografia própria de 1909 a 1911. No tocante à literatura de cordel, a Tipografia São Francisco de José Bernardo da Silva em Juazeiro do Norte (atual Lira Nordestina) foi um marco na história da poesia impressa, vindo a ser uma das maiores editoras desta categoria.

Jornal "O Araripe" da cidade de Crato, edição de 23 de julho de 1855.


Jornal "O Rebate" da cidade de Juazeiro do Norte, edição de 18 de julho de 1909.

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Para saber mais, leia:

Bringhurst, Robert. Elementos do estilo topográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

Carvalho, Gilmar de. A Xilogravura de Juazeiro do Norte. Fortaleza: IPHAN, 2014.

Costella, Antonio F. Introdução à gravura e à sua história. São Paulo: Editora Mantiqueira, 2006.

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