Os almanaques de cordel são publicações que tem como temas a astrologia, prognósticos, medicina popular e previsões anuais - juízo do ano - sobre as estações de chuva e estio, entre outros assuntos. A tradição deste gênero literário é oriunda da Europa e há registros de publicações desde o século XVII.
O Lunário Perpétuo de Jerónimo Cortés (1560-1611) ficou muito conhecido e foi a inspiração para os novos livros do gênero. No nordeste do Brasil podemos citar entre os principais escritores de almanaques os poetas Manoel Camilo dos Santos, João Ferreira de Lima, Manoel Caboclo e Silva, Manoel Luiz dos Santos e José Costa Leite que, além de poetas cordelistas, publicaram seus almanaques de forma periódica por vários anos.
Continuando a tradição dos almanaques de cordel esta edição do Almanaque Nordestino contém o indispensável calendário do agricultor, juízo do ano e outros temas pertinentes da cultura do povo sertanejo. Trazendo um diferencial em relação aos antigos almanaques que geralmente eram escritos em prosa, o poeta Chico Bruno compõe o Almanaque Nordestino rimado em sextilhas, gênero clássico de composição das cantorias de viola e folhetos e fartamente ilustrado com xilogravuras, fiel à tradição da literatura popular do cordel brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Título: Almanaque Nordestino - Calendário e Juízo do Ano 2023
Autor: Chico Bruno
Capa e ilustrações: Xilogravuras de Chico Bruno
Páginas: 56
Temas: Astrologia, tradição nordestina, medicina popular
Gênero: Poesia composta em sextilhas heptassilábicas
Edição: 1ª Edição
Lançamento: Dezembro 2022
Formato: Folheto 15.00X21.00 cm
Acabamento: Brochura grampeada
Local: Juazeiro do Norte-CE
✈️
Enviamos para todo o Brasil.Pedidos e pré-venda pelo (88) 9.98161-5505 ou pelo email editora@cordelveredas.com.br
Postar um comentário