Companhia de teatro de mamulengos lança peça em Cordel


O Teatro de Mamolengo Jacarandá apresenta seu espetáculo "O DIA EM QUE UM CABRA SENTOU NO PAU DA BANDEIRA DE BARBALHA para se casar com Rosinha, a filha do Coroné. Mai será o Binidito?" agora em folheto de cordel. A peça foi transcrita em versos pelo poeta Chico Bruno e publicada pela Cordel Veredas Edições & Companhia. A narrativa promete transportar o público a uma emocionante jornada de fé, aventura e romance ambientada no Sertão do Cariri.

A obra está profundamente enraizada na cultura nordestina, sendo centrada na famosa Festa de Santo Antônio de Barbalha, no Ceará. O enredo se desenvolve em torno do tradicional ritual do corte e levantamento do mastro, conhecido como Pau da Bandeira , uma celebração de grande repercussão que, inclusive, foi reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (IPHAN, 2015). A história segue o valente Binidito, um cabra de muita coragem e sertanejo genuíno, que se apaixona pela jovem Rosinha, a filha do sisudo Coroné.

Para conquistar o direito de se casar com Rosinha , Binidito precisa superar uma série de desafios , incluindo uma caminhada perigosa pela mata fechada, onde encontra criaturas do folclore como a Mãe da Mata, o Dragão e boi Surubim. O clímax da trama ocorre na fazenda, onde Binidito é desafiado pelo Coroné a domar o boi Surubim. 

O Coroné expressa seu preconceito ao afirmar que negro não casaria com sua filha, mas Binidito é defendido por Rosinha, que insiste para que o pai não o julgue pela cor da sua pele e sim por sua coragem. A capa do cordel foi ilustrada com xilogravura de FRANCORLI e a obra agora vai ao público do Teatro de Mamulengo levar esse causo matuto e essa celebração do patrimônio cultural nordestino.🙜

Postar um comentário

0 Comentários